O TC2048 foi um computador desenhado e produzido por Portugal em 1984 pela Timex de Portugal, Lda, um ramo da Timex Corporation, empresa Norte Americana
Só por curiosidade, esta empresa começou com o fabrico de relógios com o nome Waterbury Watch e em 1880 criou o primeiro relógio de bolso mecânico a ter um preço acessível. Começou também, durante a I Guerra Mundial a fazer relógios de pulso, que se tornavam populares, e em 1933 fez história com a criação do primeiro relógio Mickey Mouse, com as mãos do rato a servir de ponteiros.
Nos anos 80 surgiram rivais com mais sucesso na insdústria dos relógios, e a Timex Corporation dedicou-se, juntamente com a Sinclair Research Ltd, ao negócio de computadores domésticos.
Foram assim criadas as séries de computadores domésticos Timex Sinclair, que sucederam os ZX Spectrum da Sinclair Research Ltd.
(mais à frente, o negócio dos computadores ficou também para trás na corrida, mas a empresa voltou com os relógios Timex, hoje tão conhecidos)
O TC2048 foi também exportado de Portugal para a Polónia (a Timex de Portugal teve de aceitar ser paga em mercadorias, com os então populares monitores Neptun 156 polacos que passaram a ser vendidos em Portugal com os TC) e Chile, e ao contrário do seu primo ZX Spectrum, o TC2048 possuía algumas melhorias significativas graças aos portugueses, que criaram várias novidades para o computador, o que levou ao seu sucesso.
Quanto aos jogos, compatíveis com ZX Spectrum, encontravam-se em cassetes de áudio.
O software era codificado nas cassetes de áudio como uma sequência de pulsações com diferentes durações representando 0s e 1s. Isto fazia com que um programa de 48K demorasse aproximadamente 5 minutos a ler...
Dizem as lendas que utilizadores mais experientes conseguiam até indicar o tipo de ficheiro (imagens ou programação BASIC) só pelo som da cassete...
Se quiserem saber mais sobre esta tecnologia cliquem aqui.
1 comentário:
interessante... deveras interessante
Enviar um comentário