No jogo Conquest of Camelot: The Search for the Grail da Sierra, somos o pobre do rei Arthur que tem a missão de restaurar o seu reino Avalon que está em ruínas, devido ao relacionamento proibido entre a sua esposa Gwynevere e Launcelot. Para isso, temos de encontrar o Graal, que de alguma forma trará o equilíbrio de volta ao reino.
Na imagem introdutória do jogo podemos ver a espada de Arthur, Excalibur, que usaremos no jogo para travar inúmeras batalhas (só me estou a lembrar de uma, a outra não conta porque foi contra um monge senil, mas não quero fazer spoilers...)
Se observarmos com atenção, podemos ver um símbolo cravado na espada.
Este símbolo corresponde ao Caduceus, tipicamente descrito como um bastão de araulto envolto por duas serpentes em dupla hélice, e com asas.
É conhecido na mitologia Grega como um pertence de Hermes (ou Mercúrio na mitologia Romana).
Para o caso de estarem a pensar o mesmo que eu pensei... não, não é este o símbolo utilizado para representar a Medicina. Esse é o "Rod of Asclepius" que é apenas um bastão envolto por uma serpente.
Nas pesquisas que efectuei, não encontrei relação entre este símbolo e a Excalibur.
Mas então, o que faz o Caduceus na Excalibur?
Se jogarem este jogo, podem verificar que contém bastante mitologia na sua história, então vamos recorrer a ela.
Existem vários mitos sobre este símbolo, todos eles a tentarem explicar o que fazem duas serpentes no bastão... mas o mais sugestivo para este caso, foi este:
Certo dia Hermes viu duas serpentes envolvidas num combate mortal. Então, com o seu bastão, separou-as e trouxe a paz entre elas. Como resultado, o bastão com as duas serpentes ficou a ser visto como um sinal de paz.
Entre outras explicações possíveis para encontrarmos o Caduceus na espada de Arthur, provavelmente os autores do jogo quiseram salientar o papel do rei Arthur na história, ao ser ele o único capaz de trazer a paz de volta a Avalon.
Já agora, outro pormenor interessante, se olharmos com atenção, o próprio símbolo faz lembrar uma espada:
2 comentários:
Inacreditável. A Ana do passado surpreendeu-me.
Cumprimentos, Ana do presente
Ri-me com este comentário.
Parabéns às duas, Ana do futuro
Enviar um comentário