20210830

Makai Toushi SaGa

Bom... Este post demorou a fazer!!! (11 anos, segundo o último post onde anunciei que ia falar sobre o SaGa) Posso assegurar que foram anos árduos de investigação...! cof cof  -_-;

Então cá vamos a um pequeno enquadramento histórico, numa altura em que eu tinha acabado de nascer, e já o Japão estava a trabalhar para mim:

Depois do sucesso do Final Fantasy para a NES em 1987, a Square decidiu criar o primeiro rpg para a Game Boy, um jogo portátil que as pessoas pudessem jogar durante as viagens, e cujos tempos de batalha fossem compatíveis com a duração da sua viagem trabalho/casa.
E, assim, em 1989, tinha eu 3 anos, foi lançado o Makai Toushi Saga! 

Segundo as minhas rápidas investigações, uma tradução literal do nome seria Hell Tower:
魔 (ma = Demon) 
界 (kai = wordl) 
As duas juntas dão hell ou world spirits
塔士(toushi = tower) 

Claro que a Square da América deve ter levado as mãos aos céus só de imaginar as igrejas a falarem do terrível jogo Hell Tower que veio do oriente!! Credo! 
Por isso, talvez tenham aproveitado o sucesso do Final Fantasy, que tinha saído na América apenas há 5 meses, e decidiram criar o que seria conhecido por mim como o "Paradoxo Final Fantasy" (inventei agora o nome), e chamar a este jogo The Final Fantasy Legend! Ta-da!

Mas não é tudo! Para além de terem nomes semelhantes na América e serem da mesma empresa, também têm o mesmo compositor: a música do primeiro SaGa foi composta pelo Nobuo Uematsu, sendo alguns dos seus temas reutilizados para os jogos posteriores, como por exemplo o tema da batalha e o prólogo, que foi remixado para os dois SaGa seguintes. Também a música "Heartful Tears" (também conhecida "Wipe Your Tears Away") tornou-se emblemática para a franquia e foi arranjada para 5 jogos posteriores! blá blá blá  ver wikipedia para mais info....

Não sei se desde o Phantasy Star que saiu em 1988 na América, houve mais lançamentos de RPGs... Mas o SaGa está certamente nos primeiros da história! 
 

Agora vamos às minhas memórias!

Bem... posso dizer que gostei imenso... e o final é muito interessante e quebra um pouco a 4ª parede... é um jogo em que temos que subir a uma torre enorme, na qual os andares parecem portas para mundos paralelos, até que conseguimos chegar ao topo e depararmo-nos com o ultimo Boss, o Criador! O início foi difícil, mas assim que comecei a ganhar experiência comecei a safar-me melhor.

É, já não me recordo de quase nada... é como se fosse um sonho na minha cabeça, e é por isso que um dia hei-de jogar a versão que saiu em 2002 para a WonderSwan Color, que parece fantástica!

Vejam só:
 


Entretanto saíram imensos jogos da franquia que parecem super interessantes, e estão na minha lista de jogos (quase infinita) a jogar.

Espero um dia ter mais a contar sobre SaGa!
Até lá!


(que final anticlimático, é como se o próprio Criador tivesse apagado as minhas memórias só para me fazer subir à torre do inferno outra vez... hmm)  


PS - Posto isto, decidi começar a registar as minhas aventuras em jogos aqui neste blog, para não me esquecer delas e lhes dar o mérito que merecem!