20100829
Faça backups dos seus jogos PSX
Ainda não encontrei esta informação na Internet, por isso partilho convosco aqui.
Um dos problemas do pessoal que vive na Europa é não ter jogos de jeito, pelo menos a nível de RPGs. Os melhores estão no Japão e, por vezes, os poucos que escapam para América não são compatíveis com as nossas PS1/PS2, por duas razões: Sistema de sinal e restrição regional. Enquanto aqui na Europa usamos PAL, na América os sistemas usam NTSC, o que faz com que não possamos correr jogos importados da América, mesmo sendo originais.
A solução que encontro na net para correr backups de jogos da PSX (em PAL, claro está) é através do "PSXlaucher", um ELF (executável da PS2), que, com ajuda de um CD original da PS1, permite arrancar com cópias de segurança, sem desgastar os nossos originais.
... mas e os jogos importados? As pessoas também querem jogar, sobretudo aquelas que vivem na América, mas compraram a sua PS2 na Europa, quando lá viviam. Não temam, chega aqui três soluções (todas requerem o Free McBoot):
SOLUÇÃO 1
=========
o uLacuhelf é um ELF que se assemelha ao Explorador do Windows, mas para a PS2. Uma das capacidades escondidas é permitir o arranque de backups de PSX, tal como o "PSXlaucher" (ULE). Não sei se era a intenção dos programadores, mas o que é certo é que resulta, por isso podem deitar o "PSXlaucher" fora. Basta activar a opção de detecção de CD no ULE (para que este pare de rodar CDs) e fazer o seguinte:
1. Colocar um CD original da PSX (ex: FIFA 99)
2. Acender a PS2 e arrancar o ULE com uma tecla predefinida
3. Quando se entra no ULE o programa pára de rodar o CD original
4. Substituir o CD original pelo CDr do "XPloader 2.0 PAL" (procurem no google)
5. No XPlaucher2.0 vão ao leitor multimédia, carreguem em STOP e o CD irá parar de rodar (nota: só a versão 2.0 consegue parar CDs... e é desta maneira estranha... será um bug?); trocar o cd do xploader pela cópia de segurança que querem jogar, sair do leitor multimédia (com a tecla start) e escolher "arrancar com o jogo".
Este sistema funciona com todos os jogos, mas para 100% compatibilidade (velocidade e posicionamento da tela) aconselho a aplicarem patches PAL (usar PAL4U).
SOLUÇÃO 2
=========
Esta solução é a mais rápida e confortável, mas infelizmente não se pode aplicar a todos os jogos. Sei que dá para aplicar ao FFIX, por exemplo, mas não consegue resolver o problema dos FMV (o método anterior também não, enfim...).
Aplicar um patch PPF (de PAL e/outros) na imagem (ISO) antes de gravar a cópia de segurança. A partir daí esses CDs serão tratados como se fossem sempre da região PAL (atenção: o sinal continua a ser NTSC - para mudarem o também o sinal terão que usar o PAL4U, já mencionado em cima).
SOLUÇÃO 3 (A MELHOR)
====================
Utilizem o PAL4U para alterarem o sinal de NTSC para PAL e usem o programa SetRegion. Depois de queimar o CDr só precisam do PSXlaucher ou do uLauchELF. O PSXlaucher é muito mais rápido a arrancar que o ULE (pois não precisa de soft reboot), mas ao contrário do ULE só dá para PS2 slim.
E pronto, podem voltar a apreciar os vossos jogos da PlayStation 1.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário